terça-feira, 6 de julho de 2010

Pudim de Leite & Pudim de Chocolate

Pudim de Leite!
A pedido de uma fã do meu orkut intitulada como  Mulher Latina!
Vai ai  minha receita de Pudim de Leite, muito facil de fazer,ela disse que não consegue desenformar o Pudim da forma, ela falou no depoimento no meu orkut, que o pudim dela sempre quebra e  me pediu uma dica para que isso não venha mais acontecer.

O segredo de tudo é fazer com  prazer e carinho suas receitas
A  Dica que  dou é o  seguinte:
Deixe o pudim no tempo certo no forno para que ele fique firme e concentrado. para  não desmanchar ao tira-lo da  forma ,o tempo aproximado e de 1 h  a 1:30   coberto com um papel aluminio
Tire o papel aluminio e deixe ele por 15  minutos esfriando na pia ou em um lugar ventilado na cozinha, Depois coloque ele na geladeira por 50 minutos ou no congelador por 30 minutos.
Peque um prato na proporção do tamanho do pudim  e vire o pudim, assim ele  vai sair firme e concentrado e não tera perigo de quebrar,

Esse Pudim esta mais claro e bem aerado com furinhos, porque foi batido no liquidificador por mais tempo em torno de 8 minutos, quanto mais tempo bate ele no liquiduficador, ele fica mais aerado e nesse pudim  foi colocado uma colher de sopa de amido de milho (Maizena) assim ele fica mais firme e não necessita ficar no forno por tanto tempo por isso fica mais clarinho ok!

 Esse Pudim foi feito pessoalmente por mim
Ingredientes:
- 2 latas de leite condensado;
- A mesma lata de de leite  integral
- 6 ovos
Obs:
Se sua forma for grande e se preferir um pudim bem alto  acrescente mais meia lata de leite condensado a mesma de leite e mais um ovo.
 - Procure passar a gema do ovo em uma peneira para tirar aquela pele da gema, se não tiver peneira corte a gema ao meio e com um garvo tire a pene, dessa maneira o pudim não ficara com gosto ou cheiro de ovo
Modo de preparo:
Bata o leite condensado, o leite e os ovos no liquidificador.
Caramelize a forma para pudim com o açúcar;
Asse o pudim em banho-maria, no forno pré aquecido em temperatura média
Depende da temperatura do forno o tempo médio é de 1h a 1:30h)
DICAS
* Faça um teste, colocando um palito no centro do pudim apos o tempo necessario,da para perceber tambem quando ele esta bom, quando ver que a parte de cima dele esta ficando com umas casquinhas.
* Espere esfriar por cerca de 15 a 20 minutos
* Leve à geladeira por 50 minutos ou no congelador por 30 minutos e desenforme depois de frio.
* Para conseguir um pudim com bastantes furinhos, leve ao forno em banho-maria com a água já quente e deixe cozinhar o ttempo necessario. Quanto mais tempo bater no liquidificador, mais furinhos terá.

Modo Pudim de Chocolate
É o mesmo procedimento do Pudim de Leite a unica diferença e acrescentar 01 colher de amido de milho (Maizena) no liquidificador  04 colheres de chocolate em pó.  ou substituir  por  06 colheres de Nescau.
Dica  para calda:
Coloque 05 colheres bem cheia de açucar  penerado numa panela , leve ao fogo baixo nunca mexa com a colher, não precisa usar colher! deixe começar a dereter o açucar e procure mexer a panela  espalhando e misturando o açucar segurando a panela com luvas ou com um pano ate virar em ponto de bala, estando em ponto de bala pegue um copo de agua fervendo e coloque na panela,vai endurecer a calda ai fique mexendo com a panela em fogo medio ate vitar a  calda,não se preocupe o ponto em bala vai virar calda
Calda pronta coloque na forma do Pudim espalhando em torno de toda forma como se fosse deixa cair a calda fora da forma.
Com a calda espalhada despeje o pudim na forma bem devagar cubra com papel aluminio e leve ao forno.
coberto com papel aluminio e tambem em um forma com agua ja quente em banho maria

                       Esse Pudim e o de Chocolate
Não se preocupe se a calda endurecer, quando colocar o pudim na forma ,ela vai virar calda novamente quando for ao forno

Opção de calda na forma do Pudim
Coloque 05 colheres de açucar penerado na forma e a mesma medida de agua quente,  deixe ferve ate ficar caramelo clarinho essa calda fica muito boa mais é para pudim que leva amido de milho (Maizena)
por não ficar tanto tempo no forno

Sugestão faça essa calda para despejar no Pudim depois de pronto e so aumentar quantidade da porção para ter bastante calda a parte para o seu Pudim!
Outra Opcão de calda
Coloque duas xicaras de açucar peneirado numa panela e duas xicaras de agua ja fervente , leve ao fogo alto e coloque 03 colheres de sopa  de café  pronto, isso mesmo! café pronto,  deixe ferver por aproximadamente 15 minutos ai vai obter uma calda muito boa com gosto de um suave café 
essa calda eu aprendi com o  Chef  Olivie  Anquier
Receita aprimorada e realizada pelo
Chef Gourmet Ricardo Costa

4 comentários:

  1. amei sua receita vou tentar faze-la para uma ocasião especial neste fim de semana espero que de certo vou estar sempre dando uma olhada para achar mais receitas pois gosto muito de cozinhar.

    ResponderExcluir
  2. Como estou de férias, tentei fazer sua receita de ambrosia junto com minha mãe, mas coloquei 6 ovos de 2 gemas. Nem preciso dizer que começou a ferver e faltou panela.... tivemos que colocar em 3 panelas! Risos.

    Mas ficou uma delicia!!! Obrigado!

    Ivan Marcos

    ResponderExcluir
  3. Por isso que é bom uma dica do Chef, aprendi mais essa no finzinho das dicas: as três colheres de café na calda, isso me fez relembrar do leite condençado sabor café que era comercializado antigamente e minha mâe fazia deliciosos pudins.
    Ricardo já fez este pudim de leite sabor café?
    Posta esta receita então, vou adorar.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, eu também faço pudim, só que não uso leite condensado e nem maizena. Veja no meu face... ALQUIMIA CULINÁRIA.
    Legal suas receitas. Minha dúvida era como fazer um pudim de chocolate e sua receita foi realmente ótima. Espero manter contato com vc, já que também gosto de ir prá cozinha aprimorar receitas e adoçar os paladares femininos. Forte Abraço,
    Fotógrafo Ronald

    ResponderExcluir